Sustentabilidade - Ética ou Interesse?

A nova moda nas empresas é se apresentar socialmente responsável. É bonito de se ouvir, de se ver, agrega valores à marca, ao produto; estes claro, são os resultados que se obtem por ser uma empresa sustentável.

 

A pergunta é: as ações sociais apresentadas pelas empresas atualmente tem um fundamento propriamente ético ou trata-se de interesse por uma nova estratégia de marketing ou o velho e bom amigo "marketing social"?

 

Não é preciso utilizar a ética para conseguir chegar ao interesse; para obter retorno positivo socialmente. Basta ter, de fato, uma atitude socialmente responsavel e concordar em aplicar a sustentabilidade em prol do mundo e não da empresa.
 
É importante que o foco ético não seja corrompido com o início do retorno positivo à empresa.
 
A crítica aqui feita não é para a utilização da mídia como forma de programação da responsabilidade social. Na verdade, esta é importante pois funciona como método influenciador para que as atitudes éticas e sustentáveis sajem tomadas por outras empresas que não a fazem, porém, não é de acordo que o interesse comercial se enquadre nas campanhas sociais, por não ser necessário e literalmente por não ser ético.
 
Incentivo que, antes de tudo, os empresários tem que ser éticos e não socialmente responsáveis, para isto, basta manter relações corretas, não-corruptas, cumprir leis, pagar impostos corretamente, etc, pois como um empresário sem uma essência ética própria será socialmente responsável? a pratica da responsabilidade social é ir alem do cumprimento da lei, é querer realmente redefinir o papel da empresa diante da sociedade, transformando a comunidade em um ambiente mais justo e harmonioso.

 

Write a comment

Comments: 2
  • #1

    sandra souza (Sunday, 28 March 2010 21:38)

    Olha eu aqui novamente!!!
    Saudades!
    Adorei ler este post, e acho que você disse tudo, a ética
    de cada empresário vem primeiro.
    Um beijo !

  • #2

    alinebernardes (Thursday, 29 April 2010 14:45)

    Oi amiga,

    Nem me fale sobre sustentabilidade, ética e organizações. Meu projeto de conclusão de curso era sobre sustentabilidade em uma mineradora. Mesmo sabendo que isso é incoerente, pois não dá pra ser sustentável quando o seu negócio não é renovável. Entretanto, o fato de não ser um negócio sustentável não quer dizer que nada nao deva ser feito para minimizar os impactos. Mesmo com foco em marketing, quem acaba ganhando é o planeta, e indiretamente todos nós.

    Sendo assim, só posso dizer que, bem ou mal, todos deveriam seguir o exemplo. Só espero que a moda não passe...

    Bjim e Saudades!!!